A ansiedade afeta a todos de maneiras diferentes. Às vezes, os sentimentos de medo e pavor não desaparecem ou pioram com o tempo. Aqui, você pode aprender sobre a ansiedade, quem ela afeta e como gerenciá-la.
O que é ansiedade?
A ansiedade é a resposta natural do seu corpo ao estresse. É um sentimento de medo ou apreensão sobre o que está por vir. Por exemplo, ir a uma entrevista de emprego ou fazer um discurso no primeiro dia de aula pode fazer com que algumas pessoas se sintam com medo e nervosas.
Mas se seus sentimentos de ansiedade forem extremos, durarem pelo menos 6 meses e estiverem interferindo em sua vida, você pode ter um transtorno de ansiedade.
O que são transtornos de ansiedade?
É normal sentir-se ansioso por se mudar para um novo lugar, começar um novo emprego ou fazer um teste. Esse tipo de ansiedade é desagradável, mas pode motivá-lo a trabalhar mais e fazer um trabalho melhor. A ansiedade comum é um sentimento que vem e vai, mas não interfere em sua vida cotidiana.
No caso de um transtorno de ansiedade, o sentimento de medo pode estar com você o tempo todo. É intenso e às vezes debilitante.
Esse tipo de ansiedade pode fazer com que você pare de fazer coisas que gosta. Por exemplo, pode impedir que você entre em um elevador, atravesse a rua ou até mesmo saia de casa em casos extremos. Se não for tratada, a ansiedade continuará piorando.
Os transtornos de ansiedade são a forma mais comum de transtorno emocional e podem afetar qualquer pessoa. Mas, de acordo com a Associação Psiquiátrica Americana , as mulheres são mais propensas do que os homens a receber um diagnóstico de transtorno de ansiedade.
Quais são os tipos de transtornos de ansiedade?
A ansiedade é uma parte vital de vários distúrbios diferentes. Esses incluem:
- Síndrome do pânico. Isso significa que você experimenta ataques de pânico recorrentes em momentos inesperados.
- Fobia. Este é um medo excessivo de um objeto, situação ou atividade específica.
- Transtorno de ansiedade social. Este é um medo extremo de ser julgado pelos outros em situações sociais.
- Transtorno obsessivo-compulsivo. Isso significa que você tem pensamentos irracionais recorrentes que o levam a realizar comportamentos específicos e repetidos.
- Transtorno de ansiedade de separação. Isso significa que você tem medo de ficar longe de casa ou de seus entes queridos.
- Transtorno de ansiedade de doença. Isso é ansiedade sobre sua saúde (anteriormente chamada de hipocondria).
Além disso, uma série de condições médicas e de saúde mental podem apresentar a ansiedade como sintoma. Esses incluem:
- Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Esta é a ansiedade após um evento traumático.
- Transtornos depressivos maiores. Existe uma forte relação entre depressão e ansiedade .
- Doença crônica. O manejo de condições como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e diabetes pode resultar em sintomas de ansiedade.
- Condições inflamatórias. A ansiedade pode levar à inflamação crônica e doenças como artrite
- Transtornos por uso de substâncias: muitas pessoas com ansiedade podem tentar se automedicar para ajudar a controlar seus sintomas.
- Dor crônica. A ansiedade é muitas vezesencontradoFonte confiávelnaqueles com distúrbios de dor crônica.
Quais são os sintomas da ansiedade?
A ansiedade parece diferente dependendo da pessoa que a experimenta. Os sentimentos podem variar de borboletas no estômago a um coração acelerado. Você pode se sentir fora de controle como se houvesse uma desconexão entre sua mente e seu corpo.
Você pode ter um sentimento geral de medo e preocupação, ou pode temer um lugar ou evento específico. Em alguns casos, você pode experimentar um ataque de pânico.
SintomasFonte confiávelde ansiedade pode incluir:
- pensamentos ansiosos ou crenças que são difíceis de controlar
- inquietação
- dificuldade de concentração
- dificuldade em adormecer
- fadiga
- irritabilidade
- dores e dores inexplicáveis
Seus sintomas de ansiedade podem ser diferentes dos de outra pessoa. Por isso é fundamental saber como a ansiedade pode se apresentar. Leia sobre os muitos tipos de sintomas de ansiedade que você pode experimentar.
o que é um ataque de pânico?
Um ataque de pânico é um sentimento de medo intenso que surge de repente e atinge o pico dentro de 10 a 20 minutos. O gatilho inicial do medo pode ser conhecido ou desconhecido.
Os sintomas físicos podem imitar um ataque cardíaco. Uma vez que você está tendo um ataque de pânico, os sintomas podem piorar se você acredita que pode estar tendo um ataque cardíaco ou uma emergência de saúde mental. Outro medo comum que pode exacerbar um ataque de pânico é o medo de ser julgado negativamente se estiver tendo um ataque em público.
Os ataques de pânico podem variar muito e os sintomas podem diferir entre os indivíduos. Além disso, os muitos sintomas de ansiedade não acontecem com todos e podem mudar com o tempo.
ComumsintomasFonte confiávelde um ataque de pânico incluem:
- dor no peito
- sensação de asfixia
- medo de perder o controle
- sensação de desgraça iminente
- sudorese, calafrios e ondas de calor
- tremendo
- dormência e formigamento das mãos, pés ou rosto
- náusea ou dor de estômago
- falta de ar
- medo de morrer
Quando você experimenta ataques repetidos de pânico ou ansiedade, você pode ter um transtorno de pânico .
O que causa a ansiedade?
Os especialistas não têm certeza da causa exata da ansiedade. Mas é provável que uma combinação de fatores desempenhe um papel.
As causas da ansiedade podem incluir:
- estresse
- outros problemas médicos, como depressão ou diabetes
- parentes de primeiro grau com transtorno de ansiedade generalizada
- preocupações ambientais, como abuso infantil
- uso de substâncias
- situações como cirurgia ou risco ocupacional
Além disso, os pesquisadores acreditam que decorre das áreas do cérebro responsáveis pelo controle do medo e pelo armazenamento e recuperação de memórias emocionais e relacionadas ao medo.
Quem está em risco de transtornos de ansiedade?
Com cada tipo de ansiedade, existem diferentes fatores de risco. Mas existem alguns influências gerais, Incluindo:
- Traços de personalidade. Isso inclui timidez e nervosismo na infância.
- Historia de vida. Isso inclui ser exposto a eventos ao vivo negativos ou estressantes.
- Genética. Daqueles que têm diagnóstico de ansiedade,25 por centoFonte confiávelter um familiar de primeiro grau que também tenha diagnóstico de ansiedade.
- Outras condições de saúde. Problemas de tireóide e outras condições de saúde podem torná-lo propenso à ansiedade.
- Estimulantes. ConsumircafeínaFonte confiável, substâncias específicas e medicamentos podem piorar seus sintomas.
Existem testes que diagnosticam a ansiedade?
Um único teste não pode diagnosticar a ansiedade. Em vez disso, um diagnóstico de ansiedade requer um longo processo de exames físicos, testes de saúde mental e questionários psicológicos.
Alguns médicos ou profissionais de saúde podem realizar um exame físico, incluindo exames de sangue ou urina para descartar condições médicas subjacentes que possam contribuir para os sintomas que você está enfrentando.
Vários testes e escalas de ansiedade também são usados para ajudar o médico a avaliar o nível de ansiedade que você está sentindo. Alcance sobre cada um desses testes.
Quais são os tratamentos para a ansiedade?
Depois de receber um diagnóstico de ansiedade, você pode explorar as opções de tratamento com um médico.
Mas o tratamento pode ajudá-lo a superar os sintomas e levar uma vida cotidiana mais gerenciável.
O tratamento para a ansiedade se divide em três categorias :
- Psicoterapia. A terapia pode incluir terapia cognitivo-comportamental e prevenção da resposta à exposição .
- Técnicas Complementares de Saúde. Mindfulness , ioga e estratégias de autogestão, como gerenciamento de estresse, são maneiras de tratar sua ansiedade usando métodos alternativos.
- Medicamento. Os médicos prescrevem medicamentos ansiolíticos e antidepressivos.
Encontrar-se com um terapeuta ou psicólogo pode ajudá-lo a aprender ferramentas para usar e estratégias para lidar com o estresse quando ele ocorrer.
A página Recursos de saúde mental pode fornecer dicas sobre como encontrar um psiquiatra ou um médico especializado em saúde mental para atender às suas necessidades.
Os medicamentos normalmente usados para tratar a ansiedade incluem benzodiazepínicos para alívio dos sintomas a curto prazo, mas são evitados, se possível, devido ao alto risco de dependência. Outros medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos, como o escitalopram , alteram efetivamente a química do cérebro para melhorar o humor e reduzir o estresse.
Alguns outros medicamentos comumente usados incluem:
- Inibidores seletivos da captação de serotonina (ISRSs). Escitalopram, fluoxetina e paroxetina são SSRIs comuns.
- Inibidores seletivos da recaptação de norepinefrina (SNRIs). Duloxetina e venlafaxina são IRSNs comuns.
- Antipsicóticos. Quetiapina e aripiprazol são antipsicóticos comuns.
- Benzodiazepínicos. Diazepam e clonazepam são benzodiazepínicos comuns.
- Ansiolíticos. A buspirona é um ansiolítico comum.
Quais remédios naturais são usados para ansiedade?
As mudanças no estilo de vida podem efetivamente aliviar parte do estresse e da ansiedade com os quais você pode lidar todos os dias. A maioria dos “remédios” naturais consiste em cuidar do corpo e participar de atividades saudáveis, eliminando as não saudáveis.
Esses incluem:
- dormindo o suficiente
- meditando
- mantendo-se ativo e exercitando-se
- comer uma dieta saudável
- evitando álcool
- evitando cafeína
- parar de fumar cigarros se você fuma
Se essas mudanças no estilo de vida parecem uma maneira positiva de ajudá-lo a eliminar um pouco da ansiedade, leia sobre como cada uma funciona – além disso, obtenha mais ótimas ideias para tratar a ansiedade.
Ansiedade e depressão
Se você tem um transtorno de ansiedade, também pode estar sofrendo de depressão. Embora a ansiedade e a depressão possam ocorrer separadamente, não é incomum que os distúrbios de saúde mental aconteçam juntos.
A ansiedade pode ser um sintoma de depressão clínica ou maior. Da mesma forma, o agravamento dos sintomas de depressão pode ser desencadeado por um transtorno de ansiedade.
Você pode gerenciar os sintomas de ambas as condições com muitos dos mesmos tratamentos: psicoterapia (aconselhamento), medicamentos e mudanças no estilo de vida.
Como ajudar crianças com ansiedade
A ansiedade em crianças é natural e esperada. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC),9,4%Fonte confiáveldas crianças e adolescentes de 3 a 17 anos tiveram um diagnóstico de ansiedade.
À medida que as crianças crescem, elas devem superar as preocupações e os medos que sentiram quando eram mais jovens. Pode ser considerado um transtorno de ansiedade se eles têm medo de ficar longe de seus pais, exibem medo extremo e outros sintomas de ansiedade que interferem no seu dia-a-dia.
A ansiedade em crianças também pode se tornar crônica e persistente, com ansiedade descontrolada levando-as a evitar interagir com seus pares ou familiares.
Sintomas de umtranstorno de ansiedadeFonte confiávelem crianças pode incluir:
- raiva
- irritabilidade
- problemas para dormir
- sentimentos de medo
- fadiga
- dores de cabeça
- dor de estômago
O tratamento da ansiedade para crianças inclui terapia cognitivo-comportamental (terapia da fala) e medicamentos. Saiba mais sobre os sintomas de um transtorno de ansiedade e técnicas para ajudar a acalmar a ansiedade de seu filho.
Como ajudar adolescentes com ansiedade
Os adolescentes podem ter muitas razões para estarem ansiosos. Testes, visitas a faculdades e primeiros encontros surgem nesses anos importantes. Mas os adolescentes que se sentem ansiosos ou apresentam sintomas de ansiedade com frequência podem ter um transtorno de ansiedade.
Os sintomas de ansiedade em adolescentes podem incluir nervosismo, timidez, comportamentos isolacionistas e evitação. Da mesma forma, a ansiedade em adolescentes pode levar a comportamentos incomuns.
Por exemplo, eles podem agir mal, ter um desempenho ruim na escola, pular eventos sociais e até mesmo se envolver em uso de substâncias ou álcool.
Em alguns adolescentes, a depressão pode acompanhar a ansiedade. Diagnosticar ambas as condições é essencial para que o tratamento possa abordar os problemas subjacentes e ajudar a aliviar os sintomas.
Os tratamentos mais comuns para a ansiedade em adolescentes são terapia de fala e medicação. Esses tratamentos também ajudam a tratar os sintomas da depressão.
Ansiedade e estresse
Estresse e ansiedade estão relacionados, mas são diferentes. O estresse é uma reação típica e saudável a um evento identificável que está deixando você nervoso, como um próximo teste, apresentação, casamento ou outra grande mudança em sua vida.
O estresse desaparecerá assim que o gatilho desaparecer. A ansiedade, por outro lado, persiste além de qualquer gatilho e pode existir sem um gatilho conhecido. Uma pessoa pode precisar de tratamento para a ansiedade ir embora.
Tanto a ansiedade quanto o estresse respondem bem à atividade física, boa higiene do sono e uma dieta bem equilibrada. Mas se sua ansiedade e estresse não respondem bem e você sente que seu funcionamento diário está prejudicado, um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a determinar um plano de tratamento.
Sintomas físicos de ansiedade
Quando você experimenta sintomas de ansiedade, eles podem se manifestar como sintomas físicos, como:
- tontura
- cansaço
- palpitações do coração
- dores e tensões musculares
- tremendo
- boca seca
- suor excessivo
- dor de estômago
- dor de cabeça
- insônia
Nem o estresse nem a ansiedade são sempre ruins. Ambos podem fornecer um impulso ou incentivo para realizar a tarefa ou desafio diante de você. Mas se esses sentimentos se tornarem persistentes, eles podem começar a interferir em sua vida diária. Nesse caso, é importante obter tratamento.
A perspectiva de longo prazo para pessoas com depressão e ansiedade não tratadas inclui problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas. Saiba por que a ansiedade e o estresse ocorrem e como você pode gerenciar as condições .
Ansiedade e álcool
Se você está ansioso com frequência, pode decidir que gostaria de uma bebida para acalmar seus nervos. Afinal, o álcool é um sedativo. Além disso, pode deprimir a atividade do sistema nervoso central, o que pode ajudá-lo a se sentir mais relaxado.
Algumas pessoas com transtornos de ansiedade abusam de álcool ou outras drogas regularmente para se sentirem melhor, criando dependência e vício.
Pode ser necessário tratar um problema de álcool ou drogas antes que os médicos possam lidar com a ansiedade. Mas o uso crônico ou a longo prazo pode piorar a condição. Leia mais para entender como o álcool pode piorar os sintomas de ansiedade.
Os alimentos podem tratar a ansiedade?
Os médicos geralmente usam medicamentos e terapia de conversa para tratar a ansiedade. Mas mudanças no estilo de vida, como dormir o suficiente e fazer exercícios regulares, também podem ajudar. Além disso, algumas pesquisas sugerem que os alimentos que você come podem ter um impacto benéfico em seu cérebro se você sentir ansiedade com frequência.
Esses alimentos incluem:
- sementes de linhaça e chia
- peixes gordurosos, como cavala e salmão
- cúrcuma
- vitamina D
- magnésio
- triptofano
Leia mais sobre como esses alimentos podem melhorar a saúde do cérebro e diminuir a ansiedade.
Prevenção da ansiedade
Crianças e adolescentes
Não se sabe por que a ansiedade se desenvolve em crianças e adolescentes. Mas existem excelentes abordagens de saúde pública que funcionam para prevenir o distúrbio e incluem:
- prevenção do suicídio
- prevenção de bullying
- prevenção da violência juvenil
- prevenção de maus-tratos infantis
- programas de saúde mental
Como pais, você pode se comunicar aberta e honestamente com seu filho, garantindo que ele tome decisões saudáveis.
Para saber mais sobre como apoiar a saúde mental do seu filho,consulte a página de recursos dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)Fonte confiável.
Além disso, em casos de crianças e adolescentes com ansiedade em resposta a algo que está acontecendo em sua família ou em sua casa, é uma boa ideia fazer terapia familiar. Isso é importante especialmente porque crianças e adolescentes podem não achar tão fácil falar sobre seus sentimentos ou estar ciente de sua ansiedade.
Adultos
Existem muitas maneiras de prevenir a ansiedade e seus sintomas. Por favor, veja as opções abaixo :
- Evitação. Evitar pessoas, lugares e situações pode diminuir o estresse e a ansiedade. Mas esta seria uma estratégia de curto prazo. A longo prazo, é melhor se você receber tratamento para não precisar mais evitar um gatilho.
- Gerenciamento de estresse e atenção plena. Praticar o gerenciamento do estresse e a atenção plena evita a tensão.
- Restringir a cafeína. A cafeína pode piorar os sintomas de ansiedade.
- Grupos de apoio. Falar com outras pessoas é uma oportunidade para compartilhar estratégias e experiências de enfrentamento.
- Terapia. Falar com um terapeuta pode ajudá -lo a desenvolver maneiras mais eficazes de lidar com os medos e o estresse que levam à ansiedade.
- Converse com um médico sobre seus medicamentos. Falar regularmente com um médico sobre a dosagem, eficácia e efeitos colaterais de seus medicamentos garante que qualquer condição de saúde seja tratada adequadamente e monitorada quanto a possíveis efeitos colaterais relacionados à ansiedade.
Panorama
Você pode tratar sua ansiedade com medicação, psicoterapia ou uma combinação dos dois.
Mas algumas pessoas que têm um transtorno de ansiedade leve, ou medo de algo que podem evitar facilmente, decidem viver com a doença e não recebem tratamento.
Evitar o gatilho, no entanto, pode realmente piorar a ansiedade a longo prazo. O tratamento pode ajudá-lo a superar a necessidade de evitar um gatilho.
É importante entender que os transtornos de ansiedade podem ser tratados, mesmo em casos graves. Embora a ansiedade geralmente não desapareça, você pode aprender a gerenciá-la e viver uma vida feliz e saudável.
Temos os melhores profissionais para te atender. Consulte os valores. Entre em contato conosco