Nosso Blog

Depressão

A depressão é uma condição médica que afeta seu humor e capacidade de funcionar. Os tipos de depressão incluem depressão clínica, depressão bipolar, distimia, transtorno afetivo sazonal e outros. As opções de tratamento variam de terapia a medicamentos, estimulação cerebral e terapias complementares.

O que é depressão?

A depressão é uma condição médica que afeta seu humor e capacidade de funcionar.

Os sintomas depressivos incluem sentir-se triste, ansioso ou sem esperança. A condição também pode causar dificuldade de pensamento, memória, alimentação e sono . Um diagnóstico de transtorno depressivo maior (depressão clínica) significa que você se sentiu triste, deprimido ou inútil na maioria dos dias por pelo menos duas semanas, enquanto também apresentava outros sintomas, como problemas de sono, perda de interesse em atividades ou alteração no apetite.

Sem tratamento, a depressão pode piorar e durar mais tempo. Felizmente, os tratamentos podem ser muito eficazes para melhorar os sintomas da depressão.

Quão comum é a depressão?

A depressão é comum em todo o mundo. Os profissionais de saúde estimam que quase 6% dos adultos Brasileiros têm depressão todos os anos. Mais de 15% dos adultos Brasileiros – cerca de 1 em cada 6 – experimentarão depressão ao longo da vida.

Quais são os tipos de depressão?

Os profissionais de saúde nomeiam os tipos de depressão de acordo com os sintomas e as causas. Esses episódios geralmente não têm causa óbvia. Em algumas pessoas, eles podem durar muito mais tempo do que em outros sem motivo claro.

Os tipos de depressão incluem:

  • Transtorno depressivo maior (TDM): A depressão maior (depressão clínica) tem sintomas intensos ou avassaladores que duram mais de duas semanas. Esses sintomas interferem na vida cotidiana.
  • Depressão bipolar: Pessoas com transtorno bipolar têm períodos alternados de baixo humor e períodos de energia extremamente alta (maníacos). Durante o período de baixa, eles podem ter sintomas de depressão, como sentir-se triste ou sem esperança ou com falta de energia.
  • Depressão perinatal e pós-parto: “Perinatal” significa em torno do nascimento. Muitas pessoas se referem a esse tipo como depressão pós-parto. A depressão perinatal pode ocorrer durante a gravidez e até um ano após o nascimento do bebê. Os sintomas vão além do “baby blues”, que causa uma pequena tristeza, preocupação ou estresse.
  • Transtorno depressivo persistente (PDD): PDD também é conhecido como distimia. Os sintomas do PDD são menos graves do que a depressão maior. Mas as pessoas experimentam sintomas de PDD por dois anos ou mais.
  • Transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM): O transtorno disfórico pré-menstrual é uma forma grave de transtorno pré-menstrual (TPM). Afeta as mulheres nos dias ou semanas que antecedem o período menstrual .
  • Depressão psicótica: Pessoas com depressão psicótica têm sintomas depressivos graves e delírios ou alucinações. Delírios são crenças em coisas que não são baseadas na realidade, enquanto alucinações envolvem ver, ouvir ou sentir-se tocado por coisas que não estão realmente lá.
  • Transtorno afetivo sazonal (TAS): Depressão sazonal , ou transtorno afetivo sazonal, geralmente começa no final do outono e início do inverno. Muitas vezes desaparece durante a primavera e o verão.

Quais são os sintomas da depressão?

A depressão pode afetar suas emoções, mente e corpo. Os sintomas de depressão incluem:

  • Sentindo-se muito triste, sem esperança ou preocupado.
  • Não desfrutar de coisas que costumavam lhe dar alegria.
  • Ficar facilmente irritado ou frustrado.
  • Comer muito ou pouco.
  • Mudanças em quanto você dorme.
  • Ter dificuldade em se concentrar ou lembrar das coisas.
  • Experimentar problemas físicos como dor de cabeça , dor de estômago ou disfunção sexual .
  • Pensando em se machucar ou se matar.

O que causa a depressão?

Vários fatores podem causar depressão:

  • Química do cérebro: Anormalidades nos níveis químicos do cérebro podem levar à depressão.
  • Genética: Se você tem um parente com depressão, é mais provável que fique deprimido.
  • Eventos da vida: Estresse, morte de um ente querido, eventos perturbadores (trauma), isolamento e falta de apoio podem causar depressão.
  • Condições médicas: Dores e doenças físicas contínuas podem causar depressão. As pessoas costumam ter depressão junto com condições como diabetes , câncer e doença de Parkinson .
  • Medicação: Alguns medicamentos têm a depressão como efeito colateral. Drogas recreativas e álcool também podem causar depressão ou piorá-la.
  • Personalidade: Pessoas que são facilmente sobrecarregadas ou têm problemas para lidar podem ser propensas à depressão.

Como a síndrome da depressão é diagnosticada?

Todo mundo pode se sentir triste ou para baixo de vez em quando. No entanto, a depressão clínica tem sintomas mais intensos que duram duas semanas ou mais.

Para determinar se você tem depressão clínica, seu médico fará perguntas. Você pode preencher um questionário e fornecer um histórico familiar . Seu médico também pode realizar um exame ou solicitar exames de laboratório para verificar se você tem outra condição médica.

Como a síndrome da depressão é tratada?

A depressão pode ser grave, mas também é tratável. O tratamento para a depressão inclui:

  • Autoajuda: exercícios regulares , dormir o suficiente e passar tempo com pessoas de quem você gosta podem melhorar os sintomas da depressão.
  • Psicoterapia é conversar com um profissional de saúde mental. Seu psicólogo(a) ajuda você a resolver seus problemas e desenvolver habilidades de enfrentamento. Às vezes, uma terapia breve é ​​tudo o que você precisa. Outras pessoas continuam a terapia por mais tempo.
  • Medicação: medicamentos prescritos chamados antidepressivos podem ajudar a alterar a química do cérebro que causa depressão. Os antidepressivos podem levar algumas semanas para fazer efeito. Alguns antidepressivos têm efeitos colaterais, que geralmente melhoram com o tempo. Se não o fizerem, fale com o seu fornecedor. Um medicamento diferente pode funcionar melhor para você.
  • Terapia de estimulação cerebral: A terapia de estimulação cerebral pode ajudar pessoas com depressão grave ou depressão com psicose. Os tipos de terapia de estimulação cerebral incluem terapia eletroconvulsiva (ECT) , estimulação magnética transcraniana (TMS) e estimulação do nervo vago (VNS) .

Quem está em risco de depressão?

A depressão pode afetar qualquer pessoa, não importa sua idade, sexo ou circunstâncias. Cerca de 12 milhões de Brasileiros sofrem de depressão a cada ano.

As mulheres podem sofrer de depressão com mais frequência do que os homens. E sua genética ou outras condições de saúde podem aumentar a probabilidade de você ter pelo menos um episódio depressivo em sua vida.

A depressão pode ser prevenida?

Você pode ajudar a prevenir a depressão dormindo o suficiente, comendo uma dieta saudável e praticando atividades regulares de autocuidado, como exercícios, meditação e ioga.

Se você já teve depressão antes, é mais provável que a experimente novamente. Se você tiver sintomas de depressão, procure ajuda. O cuidado pode ajudá-lo a se sentir melhor mais cedo.

Qual é a perspectiva para as pessoas com depressão?

A depressão pode ser leve ou grave. E pode ser breve ou duradouro. É importante obter ajuda imediatamente.

Sem tratamento, a depressão pode:

  • Torne-se pior.
  • Aumente sua chance de outras condições de saúde, como demência .
  • Levar à automutilação ou à morte.
  • Retorne, mesmo depois de começar a se sentir melhor.

O que posso fazer se tiver depressão?

Se você tiver sintomas de depressão, consulte seu médico. Eles podem fornecer um diagnóstico preciso, encaminhá-lo a um especialista ou sugerir opções de tratamento.

Se você ou alguém que você conhece está pensando em se machucar ou tirar a própria vida:

  • Vá ao pronto-socorro do seu hospital.
  • Contacte um prestador de cuidados de saúde.
  • Fale com um amigo de confiança, membro da família.

A corporalmente tem os melhores profissionais para te atender. Consulte o valor das nossas consultas

Para situações de emergência – Ajuda disponível 24h por dia – Cvv – Centro de Valorização da Vida – Ligue 188 ou entre em contato pelo chat nos horários disponíveis. Consulte em https://www.cvv.org.br/

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: